Artes visuais
A intenção é que os sujeitos se envolvam nos processos de ensino aprendizagem de forma dialógica, buscando a aproximação entre os diferentes contextos em que estão inseridos Partimos de questões relacionadas à arte e à imagem, com suas múltiplas possibilidades educativas, narrativas e estéticas. O foco está nas interações que os estudantes podem estabelecer com imagens do cotidiano e que visem à compreensão das representações culturais
Pensando o universo das artes visuais e das imagens onde existem, possibilidades de ação e reflexão.
Como foco dessas vivências e diálogos, selecionamos modalidades ordenadas e combinadas de forma a atender às necessidades dos estudantes de acordo com cada contexto... as ações didáticas sugeridas não se limitam às questões formais e procedimentais, visam à compreensão das representações culturais . em seus tempos e espaços específicos, seja na localidade mais próxima ou em contextos mais distantes e mais amplos. Esta orientação curricular fundamenta-se numa perspectiva cultural que orienta para ações, levando os estudantes a perceberem como as visualidades do mundo cotidiano e contemporâneo falam sobre eles e para eles.
Como e por que são construídas de determinada forma, e como se dão as experiências sociais de ver, produzir e interpretar tais manifestações. Os professores devem re-significar suas próprias experiências estéticas partindo de um olhar reflexivo que busque compreender como e por que as representações imagéticas ganham sentido em suas vidas.
Em um processo de re-significação, produtivo tanto para estudantes como para professores, a utilização de imagens são fonte de estudo sobre diferentes formas de olhar-ver-mostrar distintas Visualidades que nos cercam e nos distinguem.
As experiências cognitivo-afetivas com a arte capacitam os indivíduos a conhecerem e interagirem