Maias
Carlos da Maia
Afonso da Maia
Dâmaso Salcede
Alencar
Condessa de Gouvarinho
Craft
Carlos da Maia:
Caracterização Física:
Era alto, olhos negros, pele branca, cabelos negros e ondulados. Tinha barba fina, castanha escura, pequena e aguçada no queixo.
Caracterização psicológica: Culto, bem educado, de gostos requintados. Educação à Inglesa. Corajoso e frontal, generoso. Destaca-se na sua personalidade o cosmopolitismo, a sensualidade, o gosto pelo luxo, e diletantismo e o dandismo
Neste episódio...
Assiste às corridas com o único objectivo de rever Maria Eduarda, constitui mais uma visão caricatural da sociedade.
Condessa de Gouvarinho
Caracterização Física:
Cabelos crespos e ruivos, nariz petulante, olhos escuros e brilhantes, bem feita, pele clara, fina e doce;
Caracterização psicológica: É imoral e sem escrúpulos. Envolve-se com Carlos e revela-se apaixonada e impetuosa. Trai o marido, com Carlos, sem qualquer tipo de remorsos. Carlos deixa-a, acaba por perceber que ela é uma mulher sem qualquer interesse, demasiado fútil.
Neste episódio...
Representa o adultério, estando a sua atenção apenas virada para Carlos. Representa também os comportamentos desajustados das senhoras, que se vestem com “vestidos sérios de missa”.
Alencar
Caracterização Física:
“Muito alto, com uma face encarreirada, olhos encovados, e sob o nariz aquilino, longos, espessos, românticos bigodes grisalhos".
Caracterização psicológica: Era calvo, em toda a sua pessoa "havia alguma coisa de antiquado, de artificial e de lúgubre". Simboliza o romantismo piegas. Eça serve-se desta personagem para construir discussões de escola, entre naturalistas e românticos, numa versão caricatural da Questão Coimbrã. Não tem defeitos e possui um coração grande e generoso. É o poeta do ultra-romantismo.
Neste episódio...
Alencar apresenta alguma vaidade, vestindo um “fato novo de cheviote claro”.
Dâmaso Salcede
Caracterização Física:
Era