Relatório de Farmacotécnica - Emulsões
EMULSÕES
1. INTRODUÇÃO
Uma emulsão é um sistema de duas fases preparado pela combinação de dois líquidos imiscíveis, um dos quais é disperso uniformemente no outro, consistindo em glóbulos que têm diâmetros iguais ou maiores que os diâmetros das maiores partículas de colóide. O líquido que está disperso em pequenas gotas é chamado de fase dispersa, interna ou descontínua; enquanto que o outro é o meio de dispersão, fase externa ou descontínua (GENNARO, 2004). Para que ocorra a estabilização desse sistema, torna-se muito importante o uso de agentes emulsionantes.
A emulsão é muito utilizada para mascarar características desagradáveis como odor e sabor. Outro uso muito corrente é no preparo de cosméticos a fim de conferir-lhes sensações de boa qualidade.
As emulsões podem ser preparadas de diferentes maneiras: água em óleo (A/O), sendo a fase interna água e a fase externa o óleo; óleo em água (O/A), com a fase interna aquosa e a externa oleosa; podem ainda ser emulsões múltiplas A/O/A ou O/A/O.
Para formular uma emulsão, deve-se seguir algumas orientações fundamentais para o sucesso do processo: tanto a fase aquosa quanto a oleosa devem ser aquecidas a, aproximadamente, 75 ºC e sempre deve-se verter a fase aquosa sobre a oleosa, uma vez que esta demora mais para esfriar.
2. OBJETIVO
Desenvolver a habilidade de formular emulsões: emulsão óleo em água para mãos ressecadas e emulsão água em óleo cold cream.
3. MATERIAIS E VIDRARIAS
Experimento 1: LOÇÃO PARA MÃOS RESSECADAS Fase oleosa:
Lanette – 3% - 1,5g
Propilparabeno (nipazol) – 0,05% - 0,025g
Óleo mineral – 3% - 1,5g
Silicone – 2% - 1,0g Fase aquosa: Metilparabeno (nipagin) – 0,1% - 0,05g Propilenoglicol – 3,0% - 1,5g EDTA – 0,01% - 0,005g Água purificada – q.s.p. 50,0 mL – 44,42g
Balança analítica Béquer de 100,0mL Bastão de vidro Proveta de 100,0mL Banho-maria Termômetro