O papel dos profissionais do magisterio e dos movimentos associativos na organização do sistema de ensino e na organização escolar
Questão número 1-
- Que era acovardado e submisso às pressões sociais.
- ‘’Passei a me comportar mal na sala. Falava muito alto, mexia com os colegas, interrompia a lição com piadinhas, até que ele dizia vermelho: - Cale-se ou expulso a senhora da sala.
-Ferida e triunfante eu respondia em desafio: Pode mandar! Ele não mandava, senão estava me obedecendo’’.
Questão número 2
- ‘’Qualquer que tivesse sido seu trabalho anterior, ele o abandonara, mudara de profissão e passara pesadamente a ensinar no curso primário’’.
- Pelo seu silêncio e pela controlada impaciência que tinha em nos ensinar. Questão número 3 A) Não amor, mas atraída pelo seu silêncio e pela controlada impaciência que ele tinha de nos ensinar e que, ofendida, eu adivinhara.
Não o amava como mulher que eu seria um dia, amava-o como uma criança que tenta desesperadamente proteger um adulto.
B) A curiosidade de saber o que havia por trás daquele homem fechado.
Questão Número 4 A) Ela se sentiu ferida por partir seu coração. B) Sentiu-se triunfante porque conseguiu chamar atenção do professor, fazendo com que ele falasse mesmo sendo grosseiro.
Questão número 5
Ainda deixa aberta a forte possibilidade de ocorrência de covardia no futuro.
Questão Número 6
- A sua covardia consistia em deixar a aluna faltar com respeito, passar por cima de suas ordens e o mesmo não fazer nada pela sua total insegurança.
Questão número 7
(E)
As condições da vida prática e a necessidade de seguir regras e normas podem levar o homem a reprimir suas