Os primórdios da comunicação
História dos Meios e das Carreiras da Comunicação
Valter Valentini
Os Primórdios Da Comunicação
Farroupilha
2014
A COMUNICAÇÃO NO COMEÇO DE TUDO
1. Homo erectus
Conforme os estudos históricos, cerca de 400.000 a.C. eram através de sons com algum ritmo ou repetição, entre gritos e grunhidos que os homens primitivos (homo erectus) realizavam as trocas de suas experiências e sentimentos.
Por volta de 35.000 a.C. os neandertais, desenvolviam-se também produzindo outra forma de apresentar simbolicamente seu tempo. Nesse período, temos as primeiras manifestações artísticas nas conhecidas pinturas rupestres.
2. Neandertal.
As primeiras manifestações comunicacionais não orais realizadas pelo homem surgem na Pré-História, mais precisamente no período Paleolítico. 3. Arte Rupestre Paleolítica.
Cerca de 3000 a.C o crescimento e a evolução dos grupos sociais levaram ao surgimento de civilizações mais avançadas, passando de um mundo primitivo, em comunidades pequenas, a agrupamentos muito maiores, com milhares de pessoas. 4. Neste período, que ocorre a invenção da escrita cuneiforme, atribuída aos sumérios. Este passo foi de extrema importância na evolução da comunicação.
5. tabuletas cuneiformes
Nasce o papel em 105 a.C, Cai Lun que trabalhava para os Han foi o inventor da técnica de produção. Além da China, os primeiros registros da presença do papel foram encontrados na região do Japão e Coreia, em seguida na Europa.
6.
Esta invenção facilitou o uso e difusão da escrita, que anteriormente foram feitas em argila ou papiro, e também outros diversos materiais, como madeira, placas de bronze, couro e pergaminhos.
Na Alemanha, em 1440 d.C. um ourives chamado Johannes Gutemberg desenvolveu a arte de fundir tipos metálicos móveis. 7. Johannes Gutemberg.
O primeiro livro de grande porte produzido por sua prensa foi a bíblia em