Trabalho Marx
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES.
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
Disciplina: Temas de Sociologia e Produção Cultural
Exercício 2
Texto: MARX, Karl. ‘Trabalho estranhado e propriedade privada’. In ____. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo, Boitempo, 2004)
Filmes: “Metropolis”, “Tempos Modernos”, “El Empleo”
Os dois filmes clássicos, “Metropolis” e “Tempos Modernos” e o curta “El empleo” são registros cinematográficos interessantes para se fazer pensar acerca da interconexão do mundo do trabalho, capital e propriedade privada, desvalorização do homem e todo o processo de estranhamento com o sistema capitalista (de dinheiro). Nos três, fica evidente a humilhante e degradante rotina do mundo do trabalho e a predominância das relações de exploração, hierarquia, poder e a conseqüente transformação das pessoas em mercadorias, ou seja, a mercantilização do ser humano, “objetos” que valem pelo que produzem e não pelo que eles são de fato.
No filme de ficção “Metropolis”, percebe-se uma comparação com o que seria o “auge” e as conseqüências de uma sociedade industrial, onde os trabalhos, que antigamente eram desempenhados pelas máquinas (que já vieram substituir o Homem), desaparecem fazendo com que esse mesmo homem volte-se ele próprio a ser encarado como a "máquina" que as deve executar, desprovido de direitos, de valores, de dignidade e principalmente da sua própria humanidade. Neste filme reflete-se também sobre os antagonismos de classes, onde os cidadãos ricos (pensadores) que ficam na cidade superior usufruem de uma vida de luxo, com todo tipo de entretenimento e conforto; e na parte subterrânea, os operários (trabalhadores) vivem em regime de escravidão, trabalhando nas máquinas que sustentam e dão “vida” à Cidade dos Pensadores. Aqui fica claramente a posição que Marx assume em relação ao não-trabalhador (“senhor do trabalho”), que “faz contra o trabalhador tudo o que o