Dobramento do embrião
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
FACULDADE DE ODONTOLOGIA
FECHAMENTO DO EMBRIÃO
Belém
2014
ÉLIDA VULCÃO
EMANUEL SANCHES
HUGO COIMBRA
JULIANA JÉSSICA SANTOS
LEONEIDE VIÉGAS
SÂMILLE OLIVEIRA
FECHAMENTO DO EMBRIÃO
Belém
2014
DOBRAMENTO DO EMBRIÃO
Um importante acontecimento no estabelecimento da forma do corpo é o dobramento do disco embrionário trilaminar plano em um embrião mais ou menos cilíndrico. O dobramento se dá nos planos mediano e horizontal e é decorrente do rápido crescimento do embrião. A velocidade de crescimento nas laterais do disco embrionário não acompanha o ritmo de crescimento do eixo maior enquanto que o embrião aumenta rapidamente de crescimento. O dobramento das extremidades cefálica e caudal e o dobramento lateral do embrião ocorrem simultaneamente. Concomitantemente, a junção do embrião com a vesícula umbilical sofre uma constrição relativa.
DOBRAMENTO DO EMBRIÃO NO PLANO MEDIANO O dobramento ventral das extremidades do embrião produz as pregas cefálica e caudal, que levam as regiões cefálica e caudal a se deslocarem ventralmente, enquanto o embrião se alonga cefálica e caudalmente.
PREGA CEFÁLICA No início da quarta semana, as pregas neurais da região cefálica tornaram-se mais espessas para formar o primórdio do encéfalo. Inicialmente, o encéfalo em desenvolvimento se projeta dorsalmente na cavidade amniótica. Posteriormente, o encéfalo anterior em desenvolvimento cresce em direção cefálica, para além da membrana orofaríngea, e coloca-se sobre o coração em desenvolvimento. Ao mesmo tempo, o septo transverso, o coração primitivo, o celoma pericárdico e a membrana orofaríngea se deslocam na superfície ventral do embrião. Durante o dobramento, parte do endoderma da vesícula umbilical é incorporada ao embrião como o intestino anterior (primórdio da faringe, do esôfago e do sistema respiratório inferior). O