Quarta a oitava semana de gestação
Serão abordados no decorrer deste trabalho, os processos descritos desse período da organogênese, dando ênfase aos estágios do desenvolvimento do embrião, assim como suas demais características.
DESENVOLVIMENTO HUMANO DA QUARTA À OITAVA SEMANA Durante o período da quarta à oitava semana, todos os principais órgãos e sistemas do corpo são formados das três camadas germinativas.
DOBRAMENTO DO EMBRIÃO Um importante acontecimento no estabelecimento da forma do corpo é o dobramento do disco embrionário trilaminar plano em um embrião mais ou menos cilíndrico. O dobramento se dá nos planos mediano e horizontal e é decorrente do rápido crescimento do embrião, particularmente do seu encéfalo e da medula espinhal. O dobramento das extremidades cefálica, caudal e lateral do embrião ocorre simultaneamente. Ao mesmo tempo, a junção do embrião com o saco vitelino sofre uma constrição relativa. O dobramento ventral das extremidades do embrião produz as pregas cefálica e caudal, que levam as regiões cefálica e caudal a se deslocar ventralmente, enquanto o embrião se alonga cefálica e caudalmente.
PREGAS CEFÁLICA E CAUDAL No início da quarta semana, as pregas neurais da região cefálica formam o primórdio do encéfalo. Durante o dobramento longitudinal, parte do endoderma do saco vitelino é incorporada ao embrião, formando o intestino anterior. Depois do dobramento da cabeça, o septo transverso situa-se caudalmente ao coração, onde, subsequentemente, forma o tendão central do diafragma. A prega cefálica também influencia a formação do celoma