Drogas
Disciplina: BIOLOGIA
Pesquisadores:
Alex Fabiano de Oliveira N°-01 / 2° T.A.
Daniela de Guimarães Paulino N°-10 / 2° T.A.
Débora Cristina Bastos N°-11 / 2° T.A.
Erison Donizeti de Lima N°- 16 / 2° T.A.
Fernando Oliveira R. Santana N°-18 / 2°-T.A.
Henrique Vitoretti Pontani Godoy N°-20 / 2°-T.A.
Osmar Gelban Silva N°-32 / 2° T.A.
Renato Pereira da Silva N°-34 / 2° T.A.
Tamires Nunes da Silva N°- 40 / 2° T.A.
Professora: Janete (Solicitante)
A FORMAÇÃO DO EMBRIÃO
Até estar completamente formado o embrião passa por diversas etapas: segmentação, blastulação, gastrulação, neurulação, e organogênese.
Blastômeros: São as primeiras células resultantes das sucessivas divisões mitóticas (segmentação ou clivagem) do zigoto. São células não especializadas que, na evolução embrionária, irão compor a mórula, a blástula, e a gástrula.
FECUNDAÇÃO
A Fecundação ou fertilização é o processo que ocorre quando os gametas masculinos e femininos encontram-se e o espermatozóide penetra o óvulo. Quando isto acontece, os nucléolos dessas células haplóides (1n) fundem-se num só, formando a primeira célula diplóide (2n) do novo ser vivo, o ovo ou zigoto.
Fecundação do óvulo
Ao penetrar o óvulo, o espermatozóide perde seu flagelo e passa a ser chamado pronúcleo masculino.
A união dos pronúcleos masculinos e femininos chama-se cariogamia ou anfimixia.
A PRIMEIRA SEMANA (SEGMENTAÇÃO ou CLIVAGEM DO ZIGOTO)
A clivagem consiste em repetidas divisões do zigoto, resultando em um rápido aumento do número de células. Primeiro, o zigoto se divide em duas células conhecidas como blastômeros; estas então se dividem em quatro blastômeros, oito blastômeros, e assim por diante. A clivagem normalmente ocorre enquanto o zigoto atravessa a tuba uterina, rumo ao útero. O zigoto ainda se encontra contido pela substância gelatinosa muito espessa, a zona pelúcida, deste modo, ocorre um aumento no número de células sem que aumente a massa