Embriologia Humana
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE ODONTOLOGIA
INGRYD SILVA SOUZA
EMBRIOLOGIA HUMANA
ITAPERUNA – RJ
2015
INGRYD SILVA SOUZA
EMBRIOLOGIA HUMANA
Trabalho apresentado à disciplina de Histologia e Embriologia Humana Aplicada à Saúde do curso de Odontologia sob orientação do professor José Gustavo Padrão Tavares.
ITAPERUNA - RJ
2015
Sumário
Introdução - Etapas do desenvolvimento 4
Primeira semana - (SEGMENTAÇÃO ou CLIVAGEM DO ZIGOTO) 5
- Fecundação. 5
Fases da Fertilização 6
Segunda semana – Formação da Blástula e implantação do Blastocisto 7
Súmula da Implantação 8
Terceira semana 9
Neurulação 9
Da quarta a oitava semana 11
Quarta semana de gestação 12
Da nona semana até o nascimento (período fetal) 13
25ª semana de gestação 13
Referência 15
Introdução - Etapas do desenvolvimento
O desenvolvimento humano inicia com a fertilização, a junção do espermatozoide (gameta masculino) com o óvulo (gameta feminino). Da união destas duas células, surge uma única célula, o zigoto, que contém informações genéticas provenientes do pai e da mãe. Este organismo unicelular (uma célula) é o início de todos nós. Esta célula se divide progressivamente, e dá origem a um ser multicelular, organizado em sistemas complexos. No mundo atual, habita um interesse notável para o desenvolvimento humano desde o período que precede o nascimento (chamado de desenvolvimento embrionário). Este processo se inicia quando um ovócito ou óvulo é fecundado ao espermatozoide. No decorrer do processo, algumas fases se combinam transformando assim, o ovócito fertilizado (totipotente) em um organismo multicelular. São elas:
A divisão celular: Nesta etapa inicial, os cromossomos se tornam responsáveis pela transmissão dos caracteres hereditários, ou seja, da identidade passada de pai para filho. Nesta divisão celular, os tipos de cromossomos, assim como o número