PLANO DE ENSINO DE INTERVEN O ARTE
O presente plano pretende trabalhar a visitação de museus pela internet e a relação entre educação, arte, imaginação e mídia, a partir da reflexão do conhecimento adquirido e da aplicação de metodologias dentro do contexto da educação midiática. Apresentando aos educandos museus virtuais disponíveis na Web r realizar atividades, essas que eram possíveis somente no plano real.
Além da aprendizagem da história das culturas, das tradições de uma sociedade, o presente ensino contribuirá para o desenvolvimento das aprendizagens no manuseio das inúmeras ferramentas que a web e o Windows disponibilizam, levando-os a perceber outra possibilidade de trabalhar arte e museus através da tecnologia e de forma a estimulá-los para o assunto e para a vontade de aprender.
A aula proposta se destina aos educandos de 5º ano do ensino fundamental e que por algum motivo sentem alguma necessidade de compreender melhor o tema, assim colocado por acreditar que o tema além de ser trabalhado de forma inter, terá através do grafismo, e do áudio\visual, a interação com maior êxito, sendo que estes educandos possuem pouco ou nenhum contado com o mundo palpável dos museus; devido residirem em uma pequena cidade do interior e não ter acesso a museus, cinema, teatro, ou outros semelhantes.
Sendo assim as aulas deverão ser oferecidas de forma que os alunos visitem museus virtuais no laboratório de informática da escola, que conta com 20 computadores e todos com acesso a internet.
Ao trabalhar o tema, é preciso entender antes de tudo que os museus foram são pensados como espaço de ensino, onde se colhe informações de um determinado tempo, objeto e, sobretudo da história dos seres. “os museus preservam a propriedade cultural mundial e interpretam-na ao público”. (LEWIS, 2004, P.1). Ao ensinar sobre os museus pode-se ter como metodologia a proposta triangular de Ana Mae Barbosa que seja: através das imagens que serão visualizadas pela Web nos