Primórdios da Comunicação Humana
A comunicação humana, ainda antes de ser o homo sapiens, não tinha o centro de fala muito desenvolvido e se comunicava através de grunhidos, rosnados e gestos utilizando seu próprio corpo.
FIGURA 1 – Comunicação através de sons http://www.novomilenio.inf.br/ano03/0308d001g.jpg
Expressão não verbal, os olhares, a articulação das mãos e das pernas, nessa fase da história humana, tinham grande poder de expressão e complementam-se com a fala.
FIGURA 2 – Comunicação através de gestos http://reflexoesdehistoria.files.wordpress.com/2011/01/images3.jpg?w=593
As primeiras manifestações comunicacionais não orais realizadas pelo homem surgem na Pré-História, mais precisamente no período Paleolítico, por volta de 35.000 anos a.C através dos pictogramas, também conhecidas como pinturas rupestres.
FIGURA 3 – Escrita através de Pictogramas http://reflexoesdehistoria.files.wordpress.com/2011/01/arte-rupestre.jpg?w=553
Após ter iniciado a comunicação através dos pictogramas houve uma evolução passando para o estilo cuneiforme, escrita criada pelos Sumérios na Mesopotâmia. Os primeiros registros de um sistema de linguagem escrita são datados de 3.330 a.C., são pequenas tábuas de argila nas quais eram gravadas com gravetos alguns sinais em forma de cunha.
FIGURA 4 – Escrita Cuneiforme http://expurgacao.art.br/wp-content/uploads/2012/07/Surgimento-da-escrita-cuneiforme-Sum%C3%A9ria.jpg Não sabemos ao certo o ano em que os Fenícios desenvolveram o primeiro alfabeto. O mesmo possuía 22 letras, apenas consoantes, e era, portanto, muito mais simples do que a escrita cuneiforme. O alfabeto fenício serviu de base para os gregos, que aperfeiçoaram o mesmo separando as consoantes e vogais e o organizando de forma lógica para o entendimento.
FIGURA 5 – Alfabeto Fenício