OS PRIMEIROS JOGOS DE TABULEIRO DA HISTÓRIA
O ato de jogar e envolver-se em cenários verossímeis de "realidades inventadas" é uma característica comum dos povos desde o início da civilização. Conheça os primeiros jogos de tabuleiro da história.
O "Senet" teria sido o primeiro jogo de tabuleiro da história
Os primeiros jogos teriam surgido há cerca de 5.000 anos a.C., em regiões da Mesopotâmia e Egito. Tanto o Senet quanto o Jogo Real de Ur (os mais antigos jogos de tabuleiros) eram chamados de "jogo de passagem da alma". Os jogos eram itens indispensáveis após a morte, pois os povos daquele período acreditavam que o ato de jogar poderia ser uma forma de diversão eterna. Assim, segundo a tradição mesopotâmica, os jogos pertencentes aos falecidos eram enterrados juntamente com seus bens pessoais, salvando-lhes do tédio infinito.
Nefertiti e o "Senet", o jogo de tabuleiro egípcio
Tabuleiro do "Jogo Real de Ur" - Museu Britânico
A partir de 31 a.C., através da rota da seda (a principal fonte de troca comercial e cultural da época), à medida em que entraram em contato com novos povos, os jogos de tabuleiro sofreram diversas adaptações. Segundo o pesquisador Theo Van Ees "(...) arte, religiões, novas ideias e conhecimentos, e também ouro, marfim, porcelana, cavalos e plantas e animais exóticos, todos viajaram por essa rota, transportados por soldados, viajantes e mercadores". De origem romana, o XII scripta exemplifica esse sincretismo: o jogo chegou em regiões improváveis como o Uzbequistão e acabou influenciando os tabuleiros de Gamão do Norte da China.
"Ludus duodecim scriptorum", jogo de tabuleiro romano
Templários disputando uma partida de Xadrez - Iluminura do "Libro de los juegos", 1283
Outro jogo que parece ter sofrido modificações ao tomar contato com novos grupos sociais foi o Chaturanga, o possível precursor do Xadrez. Ele teria surgido na Índia e suas peças representariam as quatro divisões do exército: infantaria (peão), cavalaria