Paper
Niall Ferguson
Aluno: Erick Nogueira de Moraes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - CPAN
Ciências Contábeis (TEO 2011) – Seminário III
28/05/14
RESUMO
"A Ascensão do Dinheiro" é baseado no décimo livro do professor de Harvard, Niall Ferguson, publicado em 2008, onde ele procura explicar a história financeira do mundo, explorando a forma como o nosso complexo sistema financeiro global evoluiu ao longo dos séculos, como o dinheiro moldou o curso das relações humanas e como a mecânica deste sistema económico funciona para criar uma aparente riqueza sem limites.
Para milhões de pessoas, a recessão gerou uma sede de conhecimento sobre a forma como o sistema económico global realmente funciona, em especial quando tantos especialistas financeiros parecem ter sido igualmente apanhados de surpresa. Em "A Ascensão do Dinheiro", o economista, escritor e historiador Niall Ferguson oferece-nos um vislumbre para estas questões levando os espectadores numa viagem passo a passo pelos marcos da história financeira que criaram este sistema, visitando locais onde ocorreram os principais acontecimentos. Ferguson mantém que a história do dinheiro encontra-se de facto no centro da história humana, com a força económica a determinar o controlo político, guerras com o intuito de criar riqueza e barões financeiros que influenciam o destino de milhões.
Palavras-chave: Ascensão do Dinheiro; Moeda; Riqueza.
1 INTRODUÇÃO
Considerando a Ascensão do Dinheiro um dos grandes fatores que mudaram o rumo da história tanto econômica quanto financeira, tal fato descreve a globalização das finanças, trajetória sempre tortuosa e, mais do que isso, cheio de picos e vales. Faz isso pela apresentação e análise de suas etapas, num processo – que preferimos denominar incremental, mas que Ferguson acredita ser evolutivo.
A moeda, como hoje a conhecemos, é o resultado de uma longa evolução. No início não havia moeda. Praticava-se o escambo,