NTRODUÇÃO À MACROECONOMIA
A macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda e produto nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxa de juros, balanço de pagamentos e taxa de câmbio. Diferente da microeconomia, ao estudar e procurar relacionar os grandes agregados, a Macroeconomia não tem por enfoque o comportamento das unidades econômicas individuais e de mercados específicos.
Sintetize os objetivos de política econômica.
Alto nível de emprego, estabilidade de preços, distribuição de renda socialmente justa, crescimento econômico.
Políticas de estabilização da inflação não são compatíveis com melhoria no grau de distribuição de renda. Você concorda? Justifique sua resposta.
Não necessariamente. O controle da inflação ajuda o país a crescer, mas não garante a distribuição de renda. O que comumente acontece é que o capital passa a se concentrar nas mãos de poucos.
Comente a questão da compatibilidade (ou não) entre as metas de melhoria no grau de distribuição de renda e a busca do crescimento econômico, à luz da experiência brasileira no período do “milagre econômico”.
É possível haver distribuição de renda durante o bom andar da economia. Entretanto, não foi isso que aconteceu no Brasil durante o chamado “milagre econômico”. Na verdade o que houve aqui foi uma bruta concentração de renda com a “teoria do bolo”.
Resuma os instrumentos de política econômica.
Política Fiscal: refere-se a todos os instrumentos de que o governo dispõe para arrecadar tributos (política tributária) e controlar suas despesas (política de gastos). Política Monetária: refere-se a atuação do governo sobre a quantidade de moeda e títulos públicos existentes na economia. Políticas Cambial e Comercial: atuam sobre variáveis do setor externo da