Introdução à economia
I NTRODUÇÃO À ECONOMIA
Questões econômicas do nosso dia-a-dia: Aumento de preços Período de crise econômica Período de crescimento econômico Índice de desemprego ∆ de crescimento dos setores Diferenças salariais Dissídios coletivos (reajustes salariais por setor) Balanço de pagamento ∆ na taxa de câmbio ∆ na renda por regiões do país Taxa de juros ∆ ( ) de impostos ∆ ( ) tarifas públicas ...
1.1 – Conceito de Economia
“Economia é a ciência social que estuda a maneira pela qual as pessoas decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, afim de satisfazer as necessidades de consumo ilimitadas.” oikos = casa nomos = lei administração da casa (cidade, estado, país...)
OIKOSNOMOS:
1.1.1 – NECESSIDADES HUMANAS Necessidade Humana: Desejo: É a sensação de carência de alguma coisa, unida ao desejo de satisfazê-la.
vontade de possuir ou usufruir; anseio, aspiração.
1.1.2 – TEORIA DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES Segundo a teoria de Maslow, existe uma hierarquia entre as necessidades humanas. Esta hierarquia influencia o comportamento das pessoas. Maslow prega que conforme satisfazemos nossas necessidades básicas, criamos outras (superiores), que passam a determinar nosso comportamento. À medida que o indivíduo (macro – sociedade) vai se desenvolvendo, as necessidades primárias (fisiológicas e de segurança) passam a ser controladas e alcançadas (satisfeitas), de forma gradativa e hierarquizada, as necessidades secundárias ganham preferência.
1
AUTO-REALIZAÇÃO ESTIMA SOCIAIS SEGURANÇA FISIOLÓGICAS
AUTO-REALIZAÇÃO: realização do potencial, utilização plena dos talentos individuais. ESTIMA: reputação, reconhecimento, auto-respeito, amor. SOCIAIS: amizade, inclusão em grupos. SEGURANÇA: proteção contra o perigo, privações. FISIOLÓGICAS: ar, comida, repouso, abrigo, sexo. Independente da hierarquia, de serem materiais (roupas, alimentos, habitação...) e não-materiais (educação, lazer...), a busca pela satisfação de