Neoclassissismo
ANÁLISE SOBRE O NEOCLASSICISMO
BRUNO DOS SANTOS PIEROSAN
GUILHERME RAMOS BROLIATO
Caxias do Sul, setembro de 2011
BRUNO DOS SANTOS PIEROSAN
GUILHERME RAMOS BROLIATO
ANÁLISE SOBRE O NEOCLASSICISMO
Docente: Douglas Onzi Pastori
Curso: Design
Semestre: 2011/04
Escola: Universidade de Caxias do Sul
CAXIAS DO SUL
SETEMBRO DE 2011
RESUMO
Em contrapartida aos exageros do barroco e rococó, o neoclassicismo veio como uma resposta muito bem fundamentada nos princípios e valores racionais e estéticos da Grécia e Roma antigas. Atingiu todos os níveis da cultura Ocidental, e marcou uma mudança no pensamento do século, com várias revoluções e revoltas durante seu período, que se estendeu do século
XVIII ao XIX. Marcou uma revolução nos campos: econômico, com a revolução industrial, social, com o liberalismo, e cultural, com a evolução técnica e científica. Palavras-chaves: Grécia, Roma, revolução, clássico.
APRESENTAÇÃO
Este trabalho refere-se ao período da história da humanidade que ocorre entre os séculos XVIII e XIX, conhecido como Neoclassicismo. Suas características serão abordadas com maior ênfase nos capítulos seguintes.
Esta pesquisa foi proposta para ampliar os conhecimentos num dos períodos mais importantes da história do homem. Cercado por revoluções e mudanças no pensamento e cultura humana, foi uma época decisiva para construção da sociedade como é conhecida na atualidade. O principal tema abordado pela pesquisa vem a ser o impacto dos fatos ocorridos sobre a nova estética, conhecida como Neoclássica, que se instaura e rege o pensamento ocidental em vários níveis da cultura por cerca de um século.
Dividido em seis capítulos, este trabalho apresentará uma breve abordagem da contextualização histórica, seguidos sobre as influências ocasionadas pelo Neoclassicismo no mobiliário, na decoração, na arquitetura, na indumentária e no design gráfico.
SUMÁRIO
1.
NEOCLASSICISMO: SÉCULO