O neoclassissismo
As características marcantes são o caráter ilustrativo e literário, marcados pelo formalismo e pela linearidade, poses escultóricas, com anatomia correta e exatidão nos contornos, temas dignos e clareza.
Jacques-Louis David, conhecido somente como David, nasceu em Paris, no dia 30 de agosto de 1748, e faleceu em Bruxelas, em 29 de dezembro de 1825.
A Morte de Sócrates (1787): Exibida no Salão de 1787. Foi comparada a criações de Michelangelo e Rafael, e qualificada por Diderot de “absolutamente perfeita”.
A Morte de Marat (1793): Obra exposta em 1793, no mesmo ano da morte do revolucionário francês que lutou pela queda da monarquia. Foi uma encomenda do partido, disposto a transformar Marat em um mártir. Nesta obra, vemos a clara filiação política de Jacques-Louis David, que apoiou a revolução, votou pela morte do rei e transformou-se em um dos representantes do novo regime. Muitos consideram A Morte de Marat a sua obra prima.
A Intervenção das Sabinas (1799): Obra criada em 1799, em uma tentativa bem sucedida de atrair novamente a simpatia popular. Neste quadro, Jacques-Louis David apelava para a união nacional e pela paz, após o sangue derramado durante a revolução.
O romantismo se se caracteriza por estar em oposição à arte neoclássica. Eles queriam se libertar das regras e valorizar o estilo do artista na obra. Ela se caracteriza por aderir os sentimentos, a imaginação, o nacionalismo e a natureza, através das paisagens.
Suas características se aproximam da arte barroca:
Dinamismo, através de uma composição em diagonal;
Valorização das cores e dos contrastes