Períodos Literários Portugueses
A literatura barroca portuguesa foi impressa principalmente em duas antologias: Fénix_Renascida e Postilhão_de_Apolo, que reuniu autores como: D. Francisco Manuel de Melo, Jerónimo Baía, Soror Violante do Céu, António da Fonseca Soares (Frei António das Chagas), D. Tomás de Noronha, Diogo Camacho e António Barbosa Bacelar, Eusébio de Matos, Bernardo Vieira Ravasco, Francisco Rodrigues Lobo e D. Francisco Xavier de Meneses, entre outros. Além desses poetas, destaca-se igualmente o padre Antônio Vieira, que participa tanto da história da literatura portuguesa quanto da literatura brasileira, e a escritora sóror Mariana Alcoforado.
O Renascimento, ou Renascença, foi um importante movimento cultural que ocorreu na Europa entre os séculos XIV e XVI. Entre os principais artistas deste período, podemos citar:
- Francisco de Holanda
- Jorge Afonso
- Nuno Gonçalves
- Vasco Fernandes
Humanismo é o nome da produção literária do período situado entre o final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Ou seja, entre o século 15 e o início do 16.
Fernão Lopes e Gil Vicente
Naturalismo
Baseia-se na filosofia de que só as leis da natureza são válidas para explicar o mundo e de que o homem está sujeito a um inevitável condicionamento biológico e social. Aluísio Azevedo, Inglês de Souza, Adolfo Caminha O Neoclassicismo surgiu em Portugal no último quartel do século XVIII. Começou por ter uma maior expressão no Porto e só depois se estendeu para Lisboa.
Faustino José Rodrigues;
Barros Laborão
O Romantismo em Portugal surgiu no século XIX. Nas artes plásticas o Romantismo é normalmente encarado como um movimento oposto ao neoclassissismo
, por ser uma reação à excessiva racionalidade clássica, negando os princípios de harmonia, ordem e proporção. Autores no papel.
O Simbolismo começou em 1857 com a publicação de As flores do Mal, de Charles Baudelaire (1821 1867). Esteticamente, os simbolistas se