O Classicismo Literario
Ensino Médio
2º ano 01
O classicismo literário
Manaus-AM
Evelin Mendes
Laryssa Karen Nunes
Felipe Nascimento
Daniela Silva
Andria Loureiro
Letícia Costa
Ágata Conceição
Ana Beatriz
O classicismo literário
Este trabalho foi solicitado pelo professor Edvanilson para obtenção de nota parcial do 1º bimestre na disciplina de Língua Portuguesa.
26 de março de 2015
Manaus-AM
Sumário
Introdução 4
O Classicismo literário 5
Conclusão 10
Referências bibliográficas 11
Introdução
Os escritores classicistas retomaram a ideia de que a arte deve fundamentar-se na razão, que controla a expressão das emoções. Por isso, buscavam o equilíbrio entre os sentimentos e a razão, procurando assim alcançar uma representação universal da realidade, desprezando o que fosse puramente ocasional ou particular. Os versos deixam de ser escritos em redondilhas (cinco ou sete sílabas poéticas) – que passa a ser chamada medida velha – e passam a ser escritos em decassílabos (dez sílabas poéticas) – que recebeu a denominação de medida nova. Introduz-se o soneto, 14 versos decassilábicos distribuídos em dois quartetos e dois tercetos.
O Classicismo literário
A imitação dos modelos greco-romanos da Antiguidade está na base da renovação literária surgida no Renascimento e que tomou o nome de Classicismo.
A partir da técnica – arte - adquirida nos estudos clássicos, os escritores renascentistas usam seu talento pessoal - engenho –