Barroco no Brasil
2. O conflito barroco pode ser entendido pelo conflito entre a fé e a razão – teocentrismo x antropocentrismo. Onde o homem está em um impasse, pois não sabe se recorre ou não a Deus. Esse conflito se reflete na arte barroca através dos relevos encontrados na arquitetura, dos movimentos presentes nas esculturas, da interação entre a luz e a sombra nas pinturas, como no quadro as vaidades da vida humana, de Harmen Steenwyck, e das antíteses e dos paradoxos na literatura.
3. Não há Classicismo no Brasil, porque esse movimento literário estava acontecendo em Portugal durante o período de descobrimento do Brasil. A literatura brasileira tem início com o Barroco na segunda metade do século XVI, já que os primeiros portugueses que vieram ao Brasil estavam vivendo este movimento literário em Portugal.
4. A obra de Gregório de Matos é basicamente dividida em três temas principais: poesia religiosa, poesia amorosa e poesia satírica.
5. Gregório de Matos escrevia sobre a sociedade da época. No soneto “Triste Bahia”, por exemplo, Gregório identifica-se com a cidade, e compara a situação de decadência que ambos estão vivendo. Repreendia a incapacidade dos administradores portugueses e brasileiros, o clero e a corrupção. Em seus poemas Gregório não perdoava ninguém. O poeta colocava em suas poesias palavras nativas, mas usou o estilo barroco de mostrar uma visão de mundo conflituosa através da