GAMÃO
No trabalho a seguir será apresentada a história do jogo gamão, sua história, princípios gerais, regras gerais e como sua história de cinco mil anos de vida, só prova que o gamão é certamente um dos jogos mais populares em todo o mundo.
HISTÓRIA
Ao longo dos cinco mil anos de sua vida, este jogo teve vários nomes e apelidos, incluindo tric-trac, shesh-besh, nardo, gamão, etc. Esta variedade só prova que o gamão é certamente um dos jogos mais populares em todo o mundo, embora seja quase impossível determinar a sua origem exata. Sabemos, no entanto, que ele surgiu no antigo Oriente. Assim, um tabuleiro de gamão escavado recentemente no território onde hoje é o Irã estava datado de 5.000 anos. Um tabuleiro de gamão também foi descoberto na tumba do faraó egípcio Tutancamon, cujo governo foi há quase dois mil e quinhentos anos.
De acordo com algumas especulações, o jogo foi criado na antiga Pérsia, onde a sua criação é atribuída ao sábio chamado Wuzurgmihr. O sábio chamou-o de novo ardaxsır em homenagem ao fundador da dinastia, o então rei Ardaxsir I. Curiosamente, o gamão originalmente não foi sequer considerado como um jogo de azar, mas sim, foi usado pelos astrólogos antigos como uma ferramenta de oráculo para prever o futuro dos governantes persas.
Na astrologia persa, o tabuleiro de gamão simbolizava o céu, enquanto os movimentos circulares das damas eram tratados como movimentos das estrelas. Cada componente do jogo tinha um certo significado simbólico. Assim, o número de campos de cada lado do tabuleiro, 12, representava os 12 meses do calendário do ano, o número de damas, 30, representava os dias do mês e 7, a soma dos pontos nos lados opostos de um dado representava o número de planetas conhecidos na antiga Pérsia.
No entanto, com o passar do tempo, o gamão perdeu seu valor mágico, e outras nações passaram a vê-lo apenas como um jogo de azar popular. Cada cultura daria um novo nome ao mesmo. Por exemplo, na França, este jogo foi chamado