Os perigos do Sódio
A Nutricionista Paula Castilho, apresenta para leitores da revista Sua Saúde quais os perigos que o excesso de sal nos trás.
Hoje em dia todos nós temos uma vida muito corrida cheio de afazeres, e as vezes não sobra tempo de preparar aquela comida gostosa caseira,devido a isso apelamos para os alimentos industrializados,só que mal sabemos que esses alimentos é cheio de sódio que é um mineral e que se não usado moderadamente pode fazer muito mal a nossa saúde,pois o acumulo de sal no nosso organismo pode trazer graves problemas.
Por isso que a Nutricionista nos chama atenção para ler o rotulo dos alimentos antes de comprar, pois no próprio rotulo vamos encontrar a quantidade de sódio obtida no pacote do alimento que iremos ingerir. Pois segundo a organização mundial da saúde (OMS),a quantidade necessária de sódio para se ingerir diariamente é de 2000mg,que é equivalente a 5g de sal ou uma colher de chá.Essa quantidade é o essencial para a funcionalidade do nosso corpo.Mas as pesquisas apontam que os Brasileiros consomem o dobro de sódio ao dia.O excesso de Sódio no nosso organismo pode atrapalhar todo o fisiologismo do nosso corpo,trazendo hipertensão arterial,osteoporose e pedras no rim devido ao descontrole nas concentrações e excreções de outros minerais como potássio e cálcio e são esses distúrbios que contribuem para o surgimento dessas doenças.
Alguns psicólogos afirmam que o Sal trás dependência, pois está ligada ao mesmo mecanismo cerebral do vicio e abuso de drogas, se comemos muito industrializados a nosso paladar vai ficar mais aguçado para coisas salgadas devido o excesso de sódio,mas a nutricionista nos faz lembrar que o Sal serve mais para ressaltar o sabor.da mesma forma em que os temperos.
Ressalta o Nutricionista Hugo Comparotto,mas não é só de defeitos que é feito o Sódio.“Assim como muitos minerais,o Sódio tem um papel fundamental no metabolismo celular,como transmissão de impulsos nervosos;e na absorção de nutrientes