Os perigos da Inteligencia Artificial
Aluna
Universidade– Cidade, UF - Brazil email Resumo: Este artigo apresenta uma reflexão acerca à polêmica recentemente levantada no que diz respeito aos perigos da Inteligência Artificial, e a falta de órgãos sérios que regulamentem seus avanços. Destacamos os feitos realizados pela humanidade e de que forma a IA pode potencializá-los.
Abstract: This paper presents a reflection about the controversy recently raised with regard to the dangers of Artificial Intelligence, and the lack of serious governmental organizations governing its advances. We highlight the achievements made by humanity and how the AI can potentialize.
Introdução: São inegáveis os benefícios que a inteligência artificial vem nos trazendo, desde carros inteligentes a robôs capazes de realizar cirurgias. O potencial desta tecnologia é imenso, e considerando tudo o que já foi realizado com a inteligência humana, o uso de maquinas oferece um mundo de possibilidades, porém na vanguarda do progresso tecnológico, é possível destacar discordâncias sobre o assunto.
Desde os tempos antigos, diversas tecnologias humanas são aplicadas em guerras, de lanças de pedras a bomba atômica, e não é diferente com a IA. Hoje em dia a indústria bélica cresce cada vez mais, e já existem projetos militares de equipamentos com sistemas capazes de identificar e eliminar alvos, apesar de represálias por parte da ONU, não há limites para essa indústria.
Tipos de IA e observação sobre a Super IA
De acordo com Searle (1980), é possível classificar a IA em duas categorias, sendo fraca e forte. IA fraca diz respeito a métodos específicos da inteligência humana, tais como aprendizado, cálculo de estados e etc. A forte refere-se a um estágio em que não será possível diferenciar a inteligência da maquina para a humana devido a sua capacidade de simulação.
Para ser capaz de dizer que um determinado programa pensa como um ser humano, é necessário ter um