Ex Machina
O filme é totalmente baseado no teste de Turing e em varias curiosidades intrigante.
O teste de Turing consiste um examinador (tester) saber ou não se respostas a perguntas vem de um robô ou um humano. Caso o tester não consiga determinar a diferença aquela inteligência desenvolvida passaria no teste. Entretanto o filme demonstra uma situação a ultrapassa em muito a proposta do teste.
No filme Ex Machina o tester conhece AVA. Desde o primeiro contato não existem duvidas que se trate de um robô. Vamos as observações
1º O tester após o primeiro encontro começa claramente a acreditar que AVA quer ajuda-lo, colocando em duvida a credibilidade de seu chefe. O tester passa a acreditar que AVA tenha uma consciência única com senso moral formado assim como um ser humano (ou pelo menos fica com muitas duvidas em relação a isso).
2º Após o 3 encontro o tester acredita que AVA tenha atrações físicas por ele, isso começa deixa-lo em duvida se AVA estava programada para induzi-lo a pensar que a atração é real
(mais duvidas).
3º No decorrer do filme o tester começa a acreditar que AVA esta apaixonada por ele. Com isso ele passa a acreditar que o robô em questão não só teria um senso moral e desejos como também sentimentos.
4º A parte mais chocante é quando após o tester achar vários robôs no quarto de seu chefe começar a duvidar da sua própria existência. Em frente a um espelho se corta procurando quase que uma incredulidade a prova que ele era humano e não uma maquina.
5º O final do filme é bem previsível. O teste de Turing é tão bem sucedido que o tester opta por ajudar o robô a escapar indo contra seu chefe, um ser humano.
O filme deixa bem claro que o tester não estava ali para conseguir provar ou não a diferença entre um humano e uma maquina. O teste era saber se uma inteligência artificial poderia enganar um humano a ponto de se voltar contra seus iguais. No caso AVA passou no teste com louvor causando até morte do seu criador.
O filme retrata bem os perigos não