Trabalhando com filme: Terra de Ninguém
Filme e atividades
O filme "Terra de Ninguém" retrata os absurdos da Guerra da Bósnia, na década de 1990, de uma maneira ácida e bem humorada. A partir do filme é possível realizarmos uma análise do período de fragmentação da Iugoslávia, já visto em nossas aulas; refletir sobre o conflito; repensar a limpeza étnica realizada naquele momento.
Infelizmente, ao contrário dos outros filmes que realizamos atividades, este não tem uma versão legendada ou dublada disponível no Youtube, mesmo assim, seguem abaixo o link para o trailer e para o filme.
O filme mostra Chiki e Nino, dois soldados que lutam por lados opostos em meio a Guerra da Bósnia. Em meio ao combate, eles se vêem ilhados em plena fronteira de guerra. Sem ninguém em quem confiar, sem poder deixar o local sem levar um tiro e ainda com um soldado “ameaçando” explodir o local caso se mova, os dois são obrigados a negociar por suas próprias vidas para poderem sobreviver.
Para compreendermos melhor o filme antes de realizarmos os trabalhos, é bom entendermos alguns termos:
Khmer Vermelho
Grupo guerrilheiro socialista radical que atuava nos anos 60 e 70 no Camboja (país africano antes denominado República Khmer).
Ruanda
País africano marcado pelo conflito entre dois grupos étnicos (hutus e tutsis), resultante do processo de colonização belga.
UNPROFOR
(Força de Proteção das Nações Unidas): Estabeleceu-se inicialmente na Croácia para garantir a desmilitarização das partes envolvidas. Mais tarde seu poder ampliou-se à Bósnia-Herzegovina e à ex-Iugoslávia.
QG
(Quartel General) Posto de comando de um oficial.
Sarajevo
Capital da Bósnia-Herzegovina (país europeu que, com o desmembramento da Iugoslávia, a partir de 1991, foi sitiada pela Sérvia, servindo de palco a dramáticos massacres de civis).
UN
(United Nations) Sigla em inglês para ONU (Organização das Nações Unidas).
Banja Luka
Cidade da Bósnia-Herzegovina.
Genebra
Cidade suíça, um dos mais importantes centros