Analise do filme A Vila
Filme: A Vila Duração: 110 min
Diretor: M. Night Shyamalan Ano: 2004
Resumo:
Os moradores de uma comunidade isolada no século XIX têm de tomar muito cuidado para que ninguém ultrapasse a fronteira de seu território com uma floresta. A área proibida é habitada por criaturas assustadoras e malignas, que atacam os humanos todas as vezes que suas terras são invadidas. Para prevenir, os limites do vilarejo são demarcados com tinta amarela - cor que espanta os monstros (ao contrário do vermelho, que os atrai). Trabalhando o sustento de seu simples modo de vida, A Vila é liderada por um grupo de pessoas mais experientes, como Edward Walker (William Hurt) e Alice Hunt (Sigourney Weaver).
Mas a aparente paz é interrompida quando o filho de Alice, Lucius (Joaquin Phoenix) propõe aos governantes entrar na floresta para chegar à cidade. Anteriormente, Noah Percy (Adrien Brody), um rapaz com problemas mentais, fez o mesmo e as criaturas (chamadas de "aqueles-de-quem-não-falamos") atacaram o povoado. Diante disso, o pedido de Lucius - claro - é negado. No entanto, uma tragédia faz com que todos os sinais sejam ignorados para salvar uma vida. Ivy, a filha cega de Edward, pede autorização ao conselho para entrar na mata e chegar à cidade para comprar remédios para o namorado - o mesmo corajoso Lucius - que acabara de ser esfaqueado por Noah, num ataque violento de ciúmes.
Ivy enfrenta a floresta e vai até as cidades, o que acaba mostrando toda a verdade da vila. Que eles moram em uma reserva florestal, escondidos de todos, e as criaturas malignas na verdade são os anciãos que criaram a história para impedir que as pessoas da vila saiam para a cidade, onde podem correr perigo, podem sofrer as dores da vida. Tema(s) abordado(s) pelo filme: O filme trata da realidade imposta às pessoas, da manipulação de poucos sobre a maioria, do isolamento, e