Inteligência artificial e a ética juntos
Marcos André Pereira Lima e Gil Erickson C. Nascimento
Departamento de Ciência da Computação - Instituto de Matemática
Av. Adhemar de Barros S/N, Ondina - 40170-110 – Salvador – BA – Brasil.
{marcosandre,erickcn}@dcc.ufba.br
Resumo. Este artigo tem por interesse fala sobre a inteligência artificial e a ética mostrando que eles têm que estar ligado, pois a inteligência artificial segue o raciocínio humano em que a ética é fundamental para conduzi de forma mais certa as linhas desses raciocínios tendo em vista o bem maior.
1. Introdução A forma que a grande parte da humanidade pensa hoje não tem sida a forma mais ética e em conseqüência disso o pensar ético parece ser em alguns momentos pensamentos errados, mais quando pensar ético torna-se certo ou errado? Em circunstancias, dependendo do grau de beneficio se é para a maioria ou não. E como passamos esses enigmas para as maquinas, como ensinar as maquinas a pensar de forma ética, pois a inteligência artificial esta em processo lento mais já é uma realidade e questões como essa devem ser estudadas agora antes que o processo e o avanço sejam irreversíveis no que diz a essa questão de implantar os pensamentos éticos nas maquinas e quais pensamentos são éticos.
2. Ética
A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.
Existem sempre comportamentos humanos classificáveis sob a ótica do certo e errado, do bem e do mal. Embora relacionada com o agir individual, essas classificações sempre têm relação com as matrizes culturais que prevalecem em determinadas sociedades e contextos históricos.
A ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo com as