Inteligência artificial
1 – Defina Inteligência Artificial.
Inteligência: faculdade de aprender, apreender ou compreender; percepção, apreensão, intelecto, intelectualidade (Aurélio, 1996).
Artificial: produzido pela arte ou pela indústria; não natural.
Inteligência Artificial: existem várias definições para o termo inteligência artificial, entre elas, destacam-se:
”A interessante tarefa de conseguir que os computadores pensem”(Haugeland, 1985).
”O estudo dos cálculos que permitem perceber, raciocinar e agir”(Winston, 1992).
”A arte de criar máquinas com capacidade de realizar funções que quando realizadas por pessoas requerem inteligência”(Kurzweil, 1990).
”Um campo de estudo que se concentra na explicação e emulação da conduta inteligente em função dos processos computacionais” (Schalko_, 1990).
”A inteligência artificial é um subterfúgio, um artifício destinado a dominar as máquinas atribuindo-lhes uma inteligência”, (Ganascia).
“Para Kesselring (1993), o homem é um ser que age com responsabilidade enquanto o computador processa as informações com um tipo de inteligência que não tem uma gênese dependente de um fundamento sensório-motor e não se desenvolve, nem está em condições de assumir responsabilidades. Este autor reconhece que a teoria de Piaget pode servir como plataforma para um recíproco aclaramento da inteligência artificial e natural.” “Costa (1994) defende idéias próximas as de Kelssering quanto a -1)um possível avanço recíproco entre a IA e a teoria psicogenética de Piaget, 2) a idéia de evidenciar (ainda que pouco explicitada em Kesselring) que existem uma inteligência de homem e uma inteligência de máquina, de diferentes naturezas; 3) a noção de desenvolvimento, enquanto ausente na máquina e 4) a questão da afetividade (em Costa) e da ética
(Kesselring). “
Quanto ao primeiro ponto levantado acima, Viccari (1996) conclui pela necessidade da IA encontrar apoio em um modelo de inteligência formalizável ou mesmo um modelo