Os objetivos do Banco Martins & Botelho
Aumento de 15% no volume de pequenos clientes. Aumento de 10% no volume de clientes corporativos. 12% no volume de depósitos. 14% no volume de empréstimos pessoais. Alcance do 14º lugar no ranking dos bancos comerciais.
Para atingir tais objetivos estratégicos, o banco formulou objetivos táticos:
Expansão do banco virtual. Expansão da intranet. 12 novas agências tipo premium para clientes de classe alta. Lançamento de novos produtos (linhas de crédito e de atendimento).
Para cada área do banco foram formulados objetivos operacionais. Todavia, não houve a preocupação de fazer uma análise interna e externa para a formulação dos objetivos.
O que você faria se estivesse na diretoria do banco?
Eu faria uma análise interna para verificar os pontos fortes (vantagens internas da empresa em relação às concorrentes. Ex.: qualidade do produto oferecido, bom serviço prestado ao cliente, solidez financeira, etc.) e fracos (desvantagens internas da empresa em relação às concorrentes. Ex.: altos custos de produção, má imagem, instalações inadequadas, marca fraca, etc.) da instituição; e uma análise externa para verificar as oportunidades (aspectos externos positivos que podem potenciar a vantagem competitiva da empresa. Ex.: mudanças nos gostos dos clientes, falência de empresa concorrente, etc.) e ameaças (aspectos externos negativos que podem por em risco a vantagem competitiva da empresa. Ex.: novos competidores, perda de trabalhadores fundamentais, etc.) para poder traçar um planejamento estratégico e alcançar os objetivos do banco.