TGA2 - APO
A figura 10.1 nos mostra um processo pelo qual os gerentes, superiores e subordinados de uma organização identificam os objetivos comuns, definem áreas de responsabilidades de cada um em termos de resultados esperados, e usam esses objetivos como guias para a operação dos negócios.
Características:
*Estabelecimento conjunto de objetivos entre o executivo e o seu superior
*Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou cargo.
* Interligação entre os vários objetivos departamentais.
* Ênfase na mensuração e no controle dos resultados.
* Continua avaliação, revisão e reciclagem dos planos.
* Participação atuante das gerências.
* Apoio intensivo do staff.
2. Comente sobre a importância dos objetivos, fixação de objetivos e hierarquia de objetivos. Dê exemplos:
Em 1954, Peter F. Drucker deu origem a Administração por objetivos, ao publicar um livro ele foi assim considerado o criador da APO.
Surgiram necessidades de controles governamentais, redução de despesas e concentrar o âmbito empresarial em equilibrar objetivos e evitar quedas em suas margens de lucros, a fim de atingir resultados.
Nessa época havia uma pressão sobre as decisões por parte dos empresários e gestores. A partir do surgimento de novas idéias como a descentralização, administração por resultados e a liberdade de expressão dos subordinados, obtiveram um alto-controle e alto-avaliações criando cargos responsáveis para os respectivos setores, atingindo-se assim resultados surpreendentes nos departamentos e notando-se evoluções.
Fixação de objetivos;
O termo Administração por objetivos em uma organização é o mesmo que dizer: estabelecer metas para um período determinado, fixando diretrizes ou finalidades comuns; permitir o trabalho em equipe; avaliar planos evitando erros devido a omissão; desenvolver previsões para o futuro. A APO ajuda prever e a orientar uma alto-avaliação de todo grupo empresarial,