Relatorio Ondas estacionárias em cordas
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
GRUPO: MARLON BEZERRA VANDERLEI MÔNICA SANTOS ALMEIDA VICTOR ANDRADE DE SOUZA
4ª EXPERIÊNCIA
Ondas Estacionárias em Cordas
JOÃO PESSOA/PB 2014
1) OBJETIVOS
Estudar experimentalmente o comportamento de uma onda estacionária numa corda através da variação de seus parêmetros como tração, número de ventres e determinar a densidade linear da mesma.
2) INTRODUÇÃO
O presente relatório se faz como estudo consolidado sobre fenômenos físicos testados experimentalmente em laboratório sobre ondas estacionárias em uma corda. Está dividido em dois casos: no primeiro mantem-se a tensão sobre a corda e varia-se o número de ventres a fim de encontrar o comprimento médio da onda e o segundo onde mantemos o número de ventres e variamos a tensão sobre a corda.
Para ilustrar o comportamento da onda estacionária temos o Gráfico 01 () e o Gráfico 02 () construído no papel dilog.
Ondas estacionárias
Ondas são vibrações que transferem energia de um lugar para outro sem que haja a transferência de matéria. Seus principais tipos são: ondas mecânicas, ondas eletromagnéticas e ondas materiais.
Ondas estacionárias são ondas senoidais com mesmo comprimento e amplitude que se propagam em sentidos opostos e seus padrões não variam, ou seja, os nodos e antinodos não mudam de lugar. Nodos são locais na corda onde a corda nunca se move, já o antinodo se encontra entre os nodos e é onde a amplitude é máxima.
Uma onda estacionaria é a sobreposição de ondas que viajam em cominhos opostos expressos pelas equações:
Resultando na equação para uma onda estacionária:
Uma que que se propaga perpendicularmente ao seu sentido de oscilação é dita como transversal. Esse é o caso ao qual estamos inseridos no experimento.
Dado uma corda de comprimento “L” presa as duas pontas, submetida a uma tração “T” e posta