Geração de ondas estacionárias numa corda tensionada
Fundamentos de Acústica Musical
RELATÓRIO
Geração de ondas estacionárias numa corda tensa
Docente:
Mário Almeida
Discentes:
Ana Patrícia Saraiva Oliveira Ramos, nº 69620
Bárbara Filipa Tavares de Sousa, nº 69468
Emanuel da Silva Vieira Ribeiro, nº40691
Braga, 18 de dezembro de 2014
INTRODUÇÃO
O presente relatório pretende compreender o conhecimento adquirido durante as aulas teóricas e práticas da disciplina de Fundamentos da Acústica Musical - Licenciatura em Música da Universidade do Minho. Da componente prática, resulta o presente relatório que, através da observação, procura enraizar o entendimento “físico” da realidade de um instrumentista ou ouvinte de música. Exposto de forma clara pelo docente, as etapas deste contacto com um laboratório, foram seguidas na procura pela observação e estudo de ondas estacionárias numa corda tensa, geradas pelo pulsar de um altifalante.
Foi-nos explanada a definição de onda estacionária e a possibilidade de observação da mesma, obtida pela criação de uma interferência de duas ondas iguais que se propagam no mesmo meio e em sentidos contrários. As mesmas são observáveis quando todas as variáveis que as definem, neste trabalho laboratorial, se afinam. Nesse momento, podemos visualizar e apontar os diversos dados que as configuram, tais como, os ventres, os nodos ou o comprimento de onda. Desta observação resultará o calculo de diferentes grandezas que constituem a definição de onda estacionária, como o período para cada frequência ou a velocidade de propagação de onda.
Para ser possível a observação deste fenómeno, foi necessário o acesso a uma estrutura onde pudéssemos esticar uma corda, possibilitando a colocação de diferentes massas numa das suas extremidades, o que nos permitirá provocar diferentes tensões na corda em estudo. Para isso foi-nos disponibilizado todo a material, incluindo uma roldana,