TECNICAS PREDITIVAS DE MANUTEN O DE MAQUINAS ROTATIVAS
Primeiramente agradeço a Deus, por tudo que tenho em minha vida.
Ao Professor Jorge Nemésio Sousa pela sabedoria que se torna fonte de inspiração, e pelo apoio incondicional durante a realização desse trabalho.
À minha família, em especial à minha amada mãe, pelo apoio incondicional e imensurável em todos os momentos que dela precisei (e realmente não foram poucos).
A sua perseverança é minha locomotiva.
Ao meu marido Vitor Lobato da Silva pela compreensão, paciência, encorajamento, tolerância e otimismo dispensados todos os dias.
Finalmente, a todos aqueles que de forma direta ou indireta contribuíram para a realização esse trabalho.
ii
RESUMO
A maioria das máquinas industriais modernas opera a partir de motores, que podem, com o uso, desenvolver defeitos ou falhas. Estas ocorrências podem causar paradas das máquinas ou a diminuição do nível de eficiência do processo produtivo.
Quando uma máquina desenvolve um defeito ou falha, ela apresenta indícios de defeitos de várias formas: mudanças nos sinais de vibrações, variação da temperatura, ruídos e alterações no campo eletromagnético. Este trabalho apresenta a detecção de falhas em motores elétricos por meio das técnicas de manutenção preditiva.
Um programa de manutenção preditiva deve englobar várias técnicas de monitoramento das condições das máquinas rotativas. Dentre elas podem-se citar como clássicas a análise de corrente elétrica e a análise de vibrações. Entretanto, existe um grande número de dificuldades associadas com estas técnicas e, consequentemente, com suas aplicações práticas. Isto devido à abrangência de detecção de ocorrências anormais no seu funcionamento, tais como: defeitos ou falhas em barras rotativas do rotor e no estator, desbalanceamento de tensão e curto-circuito – entre fases e espiras.
O presente estudo se propõe a apresentar uma proposta de solução neste contexto. Tem como objetivo desenvolver uma metodologia para a construção de um programa de manutenção baseado em