Sociologia
Somos seres racionais e como tal, somos seres pensantes, capazes de compreender a nossa existência e mais ainda, agir conforme as nossas escolhas éticas.
Nesse sentido, a filosofia cartesiana do “eu penso” nos ajudará na construção do sujeito ético, pois a compreensão de nossas ações, exigem reflexões que se fundamentam em nossa capacidade de cogitar, isto é, de questionar o que vivemos e o que desejamos viver.
Ética Parte da filosofia prática que tem por objetivo elaborar uma reflexão sobre os problemas fundamentais da moral, mas fundada num estudo metafísico do conjunto das regras de conduta consideradas como universalmente válidas. Diferentemente da moral, a ética está mais preocupada em detectar os princípios de uma vida conforme a sabedoria filosófica, em elaborar uma reflexão sobre as razões de se desejar a justiça e a harmonia e sobre os meios de alcançá-las.
Liberdade, em filosofia, designa de uma maneira negativa, a ausência de submissão, de servidão e de determinação, isto é, ela qualifica a independência do ser humano.
A primeira grande teoria filosófica da liberdade é exposta por Aristóteles em sua obra Ética a Nicômaco, Nessa concepção, a liberdade se opõe ao que é externamente (necessidade) e ao que acontece sem escolha deliberada (contingência).Diz Aristóteles que é livre aquele que tem em si mesmo o princípio para agir ou não agir, isto é, aquele que é causa interna de sua ação ou da decisão de não agir.
Etimologicamente autonomia significa o poder de dar a si a própria lei, autós (por si mesmo) e nomos(lei). Não se entende este poder como algo absoluto e ilimitado, também não se entende como sinônimo de auto-suficiência.
Sócrates [],transl. Atenas, c. 469 a.C. - Atenas, 399 a.C.)1 foi um filósofo ateniense do período clássico daGrécia Antiga. Creditado como um dos fundadores dafilosofia ocidental, é até hoje uma figura enigmática, conhecida principalmente através dos relatos em obras de escritores que viveram mais