diagnostico situacional adauto botelho
O serviço de enfermagem vem passando por modificações e como resultados dessas mudanças foram através de novos contextos de estudos científicos e abordagens filosóficas. Segundo BAULI, (2009) o desenvolvimento do processo de atendimento á saúde, as atividades gerencias ou administrativas são inerentes á ação do enfermeiro, que além de executar os procedimentos de cuidados diretos, exerce o papel de líder da equipe de enfermagem e a realizar ações que de cunho administrativos.
Esta atribuição tem respaldo legal na lei de exercício profissional de enfermagem no seu artigo 8º alínea C, que dispõe como ação privativa do profissional de enfermagem o “planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem, esta atribuição tem cunho histórico em Florence Nightingale que estabeleceu a hierarquia no serviço de enfermagem, planejando a assistência e alocando recursos para realização da mesma, assim sendo quando se planeja uma ação segundo Taylor com a divisão de ações executadas por diferentes categorias hierárquicas a necessidade de coletar, tratar e analisar os dados da organização para elaborar o Diagnostico Situacional para conhecer a real situação da organização para uma melhor tomada de decisões.
2 – Objetivo Neste contexto os acadêmicos de enfermagem do 8º semestre da instituição AUM. Realizarão levantamentos dos dados para elaboração de diagnostico situacional do CIAPS - Adauto Botelho, localizada: Avenida Adauto Botelho sºn. Cuiabá MT,nas suas unidades: Pronto atendimento de urgência e emergência, posto I de enfermagem ,ala masculino e posto II ala masculino, tendo como objetivo relacionar à avaliação, ao planejamento, à organização e ao desenvolvimento de recursos humanos, por ser considerado uma das mais importantes ferramentas de gestão, o diagnostico situacional fornece subsídios para alocação de recursos necessários para uma assistência a saúde efetiva e eficaz, resultando num melhor