Os municipios brasileiros e o ensino a distancia
João de Siguinez J. da Silva
Educação a Distância consiste num processo de ensino-aprendizagem em que na maior parte do tempo não há interação presencial entre alunos e professores. O método empregado se baseia na autoinstrução programada, através de estudos dirigidos, coordenados e organizados pelos educadores que por sua vez efetuam um acompanhamento continuado, capaz de orientar o aprendizado e o seu desenvolvimento.
No Brasil, essa modalidade de ensino tem crescido substancialmente nos últimos anos, e com perspectivas de crescimento. Dada a sua grande extensão territorial, torna-se necessário um sistema de ensino como esse, considerando que nem todas as comunidades brasileiras têm oportunidade de frequentar uma instituição de ensino na modalidade presencial. Seja pela dificuldade financeira, pela distância, seja por outros fatores.
A educação deve ser prioridade nacional, assim como reza a nossa Constituição de 1988, assim é papel de todos, União, Estados e Municípios a sua promoção. No que tange ao papel dos municípios os mesmos devem promover ações visando criar oportunidades de modo que a educação seja desenvolvida objetivando o desenvolvimento social. Para tanto, a educação a distância é um bom caminho. Elencamos abaixo algumas sugestões que podem ser implementadas pelos municípios brasileiros para uma maior promoção da educação:
- Criação de um moderno laboratório de informática/multimeios, com acesso a internet de boa qualidade e outros recursos necessários para o ensino a distância;
- Desenvolver um programa de educação a distância que priorize o meio rural através de convênios com órgãos especializados, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão da propriedade rural, cooperando para a geração de renda e melhorando a qualidade de vida das famílias rurais, visando o fortalecimento do agronegócio e da agricultura familiar, como forma de estimular o empreendedorismo