Getulio Vargas
As principais medidas: Fechamento do poder legislativo (Congresso Nacional; As Câmaras de deputados Estaduais; as Câmaras de Vereadores); Nomeou vários tenentes como governadores (interventores dos estados); Criou o ministério do trabalho, indústria e comércio e o Ministério de Educação e Saúde.
2- Defina: Populismo
Tipo de governo latino-americano entre 1930 e 1960, onde o líder político é carismático, nacionalista, desenvolvimentista e Pai dos Pobres/Mãe dos Ricos.
3- Quais as causas da revolução constitucionalista de 1932? Como ela terminou?
O PRP (Partido Republicano Paulista) dos cafeicultores de São Paulo, que perderam poder com a ascensão de Vargas, lançou uma campanha pela re-constitucionalização imediata do Brasil, para pressionar Vargas a convocar eleições para a formação de uma Assembléia Constituinte para redigir uma Constituição. Na realidade, os paulistas queriam desestabilizar o governo de Vargas e voltar ao poder. Para acalmar os paulistas, Vargas marcou eleições para maio de 1933, demitiu o interventor paulista João Alberto (odiado pelos paulistas) e nomeou Pedro Toledo como novo interventor de São Paulo. Mas, os paulistas, achando que teriam apoio de Minas Gerais e Goiás (o que não tiveram) iniciaram em 9/7/1932, a Revolução Constitucionalistas de 1932, que tentou derrubou Vargas. Os paulistas foram derrotados em outubro de 1932.
4- Como ficou estabelecido o sistema eleitoral brasileiro na constituição de 16/7/1934?
Características da Constituição de 16/07/1934: Brasil - República Federalista Presidencialista (mandato presidencial de quatro anos); Divisão dos três poderes a nível federal, estadual e municipal; Absorveu o Código Eleitoral de 1932, que estabelecia: Voto feminino opcional para maiores de 18 alfabetizados; Voto direto (povo vota). Obs: Apesar disso, Getúlio foi eleito presidente em 1934 por voto indireto (O legislativo - deputado federais e