Os movimentos migratórios mundias
Alunos:
Professor:
Trabalho de Geografia, tema:
''Os movimentos migratórios mundias''.
Boa Vista, segunda-feira,dia 6 de setembro de 2010
Movimentos migratórios
Ação e efeito de emigrar ou deixar o próprio país para ir viver em outro. Também por extensão se denomina migração os movimentos da população que se produzem dentro do próprio país. O termo emigração refere-se ademais ao conjunto de habitantes que trasladam o seu domicilio; já seja por um tempo ilimitado ou temporalmente, de um país, região ou povo a outro distinto.
Ainda que se trata do mesmo fenômeno, denomina-se imigração quando o ponto de observação é o da recepção de massas migratórias e emigração quando o fenômeno é observado desde o lugar emissor.
As razões que levam o ser humano a emigrar respondem a uma necessidade de caráter vital que pode ser suscitada por questões de restrição econômica, política, ambiental, social e/ou de segurança.
Na atualidade os países com um índice grande de emigração são os da África,América do sul e Ásia, aos que os países desenvolvidos chamam de países do Terceiro Mundo ou países em desenvolvimento.
Migrações
Migração é a mobilidade espacial da população entre vários locais.
Emigração é a saída da população de um determinado local.
Imigração é a entrada populacional de um determinado local.
Migração Externa é o deslocamento populacional de um país para outro.
Migração Interna é o deslocamento populacional no mesmo país, sem alterar a população total.
Tipos de migrações
Permanente, externa(internacional) Voluntária: indianos, irlandeses e poloneses para o Reino Unido; turcos para a Alemanha;argelinos e marroquinos para a França; portugueses para a Suíça; mexicanos para os EUA; chineses para a costa oeste do Canadá.
Permanente, externa(internacional) Forçada:escravos africanos para as Américas; ruandeses para os países vizinhos; afegãos para o Paquistão; palestinos para a Jordânia.
Permanente Interna: Êxodo rural, Êxodo urbano e