Transformações do trabalho
O desenvolvimento tecnológico trouxe modificações radicais para o mundo e tem sido considerado um dos fatores que deram origem à pós-modernidade.
A modernidade, período histórico que se inicia no Renascimento europeu e se estende até o século XX, teve como características o humanismo, o nacionalismo e a racionalidade. O modelo de conduta, os valores e os objetivos que orientavam a ação humana e as diversas instituições existentes da época, do poder à religião, do mercado às artes, da ciência à educação, constituíam um paradigma da vida social. O humanismo se caracteriza, portanto, por ter o ser humano como referência e centro para o qual convergem a produção e a pesquisa. A revolução tecnológica e industrial foi substituindo a mão de obra humana por máquinas, que se tornavam responsáveis pela fabricação das mercadorias. Com a informatização da sociedade e o desenvolvimento da cibernética, esse processo de substituição da mão de obra humana se acentuou, e tarefas que antes exigiam a cooperação entre pessoas e a ação coletiva passaram a ser realizadas por computadores e sistemas automatizados.
Dessa forma o ser humano, centro da vida econômica e da produção durante a modernidade, foi perdendo a importância à medida que a riqueza material da sociedade passou a ser resultado da aplicação tecnológica e não da produção humana. Depois da substituição da mão de obra humana nas fábricas, a tecnologia foi empregada no setor de serviços, e a automação tomou o lugar do trabalhador, dispensando a relação e a cooperação entre pessoas.
Figura 1 • O contato humano vem sendo substituído pelo trabalho com má quinas. O setor automobil ístico é um exemplo das áreas em que a mão de obra foi substituída pela má quina.
Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)
Computadores, circuitos integrados, programas, radares, sensores, gravações em áudio e câmeras substituem