Os meios de persuasão
O conceito de persuasão está intimamente ligado com crença e convicção, porque persuadir alguém significa fazem com que essa pessoa acredite ou aceite uma determinada ideia. Além disso, a persuasão também pode convencer alguém a tomar certo tipo de atitude.
A expressão poder de persuasão remete para a capacidade de alguém para persuadir outras pessoas. A persuasão é uma forma de comunicação estratégica que é feita através de argumentos lógicos ou simbólicos. Assim, a capacidade de argumentação e a retórica são essenciais para conseguir persuadir alguém.
Segundo Aristóteles a técnica retórica que nada mais é que a arte de falar bem consiste nos meios de persuasão e que podem ser classificados como técnico e não técnico. Os meios não técnicos são aqueles que não dependem do orador. Por exemplo: testemunho e documentos, entre outros. Já o meio técnico é aquele que o próprio orador inventa para incorporar seu discurso e que se reparte em três partes: O caráter do orador, a emoção do auditório e a argumentação.
O caráter do orador é importantíssimo, pois uma pessoa integra ganha com mais facilidade a confiança do publico, despertando nele maior predisposição para ser persuadido.
Quanto à emoção que o orador consiga produzir nos ouvintes poderá ser determinante na decisão de serem a favor ou contra a causa defendida. Se o orador suscita nos juízes sentimentos de alegria ou tristeza, amor ou ódio estes poderá decidir num sentido ou no outro. E por ultimo a argumentação, que é a parte mais importante da oratória, pois o orador pode vir a usar exemplo de caso particular para persuadir o auditório.
Acesso em 15 de outubro de 14 :