teste
A Arte da Persuasão
Elaborado Por:
Édipo Daniel Aragão
Welington Cesar Cupri Lodi
Universidade Estadual de Campinas
Campinas - 2012
1. Introdução
Todo indivíduo anseia descobrir meios que o tornem ímpar, diferenciado, bem sucedido e destacado dentro de variados contextos, seja numa comunidade, na família ou no ambiente de trabalho. O interesse por ferramentas, técnicas e conhecimentos que permitam ou favoreçam essa distinção é algo natural, desde o ponto de vista biológico e evolutivo, até nas mais diversificadas teorias da psicologia, que justificam que todos querem ser grandiosos, reconhecidos ou ao menos memoráveis. Baseado nessa natureza humana, procura-se esclarecer um dos tantos meios pelo qual se pode alcançar essa diferenciação, a persuasão.
Apresentam-se nas próximas linhas, de forma concisa e didática, os principais tópicos referentes ao estudo da persuasão. No decorrer das subdivisões deste trabalho encontra-se a oportunidade para compreender o significado, princípios e conceitos relacionados a persuasão, além do valor da linguagem não verbal dentro do contexto persuasivo, bem como sua relação com a ética e as motivações para usá-la.
2. O que é Persuasão
O termo persuasão tem sua origem no latim, descendente da palavra “persuadere”, cuja composição tem o prefixo "per" equivalente a "completo" é "suadare" que significa “aconselhar”, ou seja, aconselhar por completo, de forma plena. No contexto deste trabalho, a compreensão mais adequada para persuasão seria “levar a crer, induzir ou aconselhar alguém até que este concorde com algo”.
Persuasão é uma estratégia de comunicação, tanto na forma de linguagem verbal, como fala e escrita, tanto na forma de linguagem não verbal, como gestos e expressões fisionômicas, que visa induzir alguém a aceitar uma ideia, uma atitude, ou realizar uma ação. É o emprego de argumentos lógicos, racionais ou simbólicos, sejam válidos ou não, sobre o