Os intelectuais da educação
“Vigorou o principio da ciência com orientação fundamental dos procedimentos de inovação. E a ciência moderna , especialmente a psicologia , divulgava suas descobertas em favor a observação e atenção às diferenças individuais como recurso indispensável ao sucesso de qualquer programa de aperfeiçoamento humano . “
“A Escola Nova foi um dos movimentos que se vestiu de acordo com essa moda.Esse grande movimento traz à cena pública os educadores que marcaram o primeiro século da republica brasileira . Anísio Teixeira em carta de 1936 reconstrução do Brasil : “ (...) Essa gente sé é sá porque se nutre bem . E que a nutrição intelectual de hoje é o pensamento elaborado à vista do avanço das ciências e da democracia...”
“ É só no século XIX , e não antes , que , nos países centrais , cria-se uma correspondência entre a idéia de construção do Estado-Nação e a montagem de sistemas públicos de educação . Historicamente , no quadro das revoluções modernas ( Revolução Industrial , Revolução Francesa e Revolução Americana), as orientações que se imprimiram á educação responderam a problemas específicos da ordem social de cada um desses países . “
“ O exemplo francês é sempre lembrado , pela responsabilidade que lá se atribuiu à escola no empreendimento da construção social . A França se insere entre os países que conseguiram universalizar dez anos de ensino obrigatório . A escola elementar corresponde aos nossos quatro primeiros e o collége , aos nossos quatro últimos anos do ensino fundamental . A escolaridade na França é obrigatória dos 6 aos 16 anos , estendendo-se do pré-elementar ao liceu . O dsafio do século XIX – Integrar alunos de localidades distintas dentro do país , forjando entre eles um elo cultural comum , um sentido unívoco de nacionalidade , foi bem-sucedido . A educação escolar funcionou