Os Gastos com a Copa 2014
Sociologia
Sumário
Introdução..................................................................................... página 3
Desenvolvimento......................................................................... página 4
Conclusão...................................................................................... página 9
Bibliografia................................................................................... página 10
Desenvolvimento
Desde que o Brasil apresentou o projeto de reformas das arenas para FIFA, o valor estimado para os gastos seria de, aproximadamente, R$ 2,6 bilhões. Agora, os gastos com as melhorias para receber o evento, já passam de R$ 8, 9 bilhões.
Além de, na época em que o Brasil era uma opção para receber a Copa, a equipe de vistoria da FIFA, afirmou que os meios de transportes – tanto aéreo quanto terrestre – estavam em ótimas condições para receber o evento no país. Mas essa afirmação ficou no passado e o governo já acarretou dinheiro para a melhoria dos transportes.
E o Brasil ainda tinha a chance de gerar lucro e mudanças importantes com a Copa do Mundo deste ano, sem realizar nenhum gasto público, como fez os Estados Unidos no evento de 1994. A poucos meses para os jogos, porém, se mostra o maior gastador de verbas do governo em Mundial de Futebol, em nome de um evento que deve beneficiar principalmente, ou apenas, a iniciativa privada. Que pode ainda gerar desemprego e outras consequências negativas. Qualquer coisa que se ganhe com a Copa de 2014, então, pode não se comparar ao preço que o país já começou a pagar. Uma das grandes paixões do brasileiro, que virou parte da cultura principalmente nas camadas mais pobres da sociedade, de onde sai, inclusive, a maior parte dos jogadores, agora se volta cada vez mais à elite.
Apenas um terço dos ingressos dos