Os fundamentos do Neoliberalismo
Curso: Serviço social
Disciplina: Fundamentos Histórico e Teórico-metodológico do Serviço Social III
Aluno (as): Aleanes Marinho, Ivanicy Lima, Jeovane França, Leide Virginia e Suelyn Gama
Professora: Marlene Corrêa Torreão
Os fundamentos do Neoliberalismo ( Síntese)
O Neoliberalismo surgiu na década de 70, como uma solução para a crise do petróleo que atingiu o mundo em 1973. Consiste em um sistema político extremamente capitalista e de direita. É uma redefinição do liberalismo, influenciado pelas teorias econômicas neoclássicas.
Caracteriza-se pela mínima participação do Estado na economia do país, ênfase na globalização e abertura da economia para a entrada de multinacionais. Caracteriza-se também pelo aumento da produção.
O Neoliberalismo prejudica o movimento trabalhista, elimina a legislação social e representa um retorno à fase inicial do liberalismo.
No Brasil o Neoliberalismo começou a ser seguido de forma aberta nos dois governos consecutivos do presidente Fernando Henrique Cardoso. Foi sinônimo de privatizações de empresas do Estado. Essa estratégia de privatização encorajada por ideias neoliberais não foi seguida por todos os países.
Um dos principais problemas do processo de privatização de empresas estatais brasileiras e que o dinheiro conseguido deveria ter sido utilizado para diminuir a dívida pública.
Sendo assim é um doutrina político-econômico que representa uma tentativa de adaptar os princípios do liberalismo econômico às condições da economia moderna, especificamente a partir do final da década de 30: como a escola liberal clássica, sustenta que a vida econômica é regida por uma ordem natural constituída por livres decisões individuais, cuja a mola mestra é o mecanismo do mercado, ainda que defenda seu disciplinamento não para as ficá-lo, mas para garantir-lhe sobrevivência.