Fundamentos do Neoliberalismo
· NEO= NOVO
· LIBERALISMO= TEORIA CLÁSSICA DE SUSTENTAÇÃO DO SISTEMA CAPITALISTA (SÉCULO XVII –XVIII) CARACTERÍSTICAS DO LIBERALISMO CLÁSSICO:
· =>LIVRE INICIATIVA
· =>LEI DA OFERTA E DA PROCURA
· =>LIVRE CONCORRÊNCIA
· =>LUCRO
· =>INDIVIDUALISMO
· =>DIREITOS NATURAIS (LIBERDADE, PROPRIEDADE PRIVADA...) =>ESTADO MÍNIMO
PRINCIPAIS TEÓRICOS:
· JOHN LOCKE
· ADAM SMITH
· DAVID RICARDO FUNDAMENTOS DO NEOLIBERALISMO:
· ORIGENS NA ESCOLA AUTRÍACA – RECONHECIDA POR SUA ORTOXIA NO CAMPO DO PENSAMENTO ECONÔMICO TENDO COMO FUNDADOR LEOPOLD VON WIESE (RECONHECIDO POR SEUS TRABALHOS SOBRE A ESTABILIDADE DA MOEDA – PUBLICADO NA OBRA “O VALOR NATURAL – 1889)
· COMO IDÉIA O NEOLIBERALISMO SURGE PELA PRIMEIRA VEZ EM MONT PÉLIER – SUÍÇA – EM UMA REUNIÃO ONDE UM GRUPO DE INTELECTUAIS CONSERVADORES TRATOU DE COMBATER AS POLÍTICAS DO ESTADO DO BEM-ESTAR SOCIAL.
O QUE FOI O ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL?
· FOI UM MODELO DE ESTADO QUE TINHA COMO FUNDAMENTO A ADOÇÃO DE PRÁTICAS ASSISTENCIAIS COMO DISTRIBUIÇÃO DE RENDA E PLENO DOMÍNIO SOBRE A ECONOMIA...
· O ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL TEVE INÍCIO EM 1942 COM A PUBLICAÇÃO NA INGLATERRA DO RELATÓRIO BENVERIDGE. SEGUNDO O RELATÓRIO, O ESTADO DEVERIA ENCLINAR-SE PARA UMA PROGRAMAÇÃO DE ABERTA DISTRIBUIÇÃO DE RENDA, BASEADA NO TRIPÉ DA LEI DA EDUCACAÇÃO, A LEI DO SEGURO NACIONAL E A LEI DO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE.
· ESTE PROGRAMA FOI A PRINCIPAL BANDEIRA DO PARTIDO TRABALHISTA INGLÊS QUE, LOGO APÓS TER VENCIDO AS ELEIÇÕES EM 1945, COLOCA EM PRÁTICA OS PRINCÍPIOS DO ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL.
· OS FUNDAMENTOS ECONÔMICOS E POLÍTICOS DO ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL ESTÃO NA TEORIA KEYNESIANA (KEYNES) E NA SOCIAL-DEMOCRACIA.
· ESTE MODELO ENCONTROU PROSPERIDADE NA EUROPA E NOS EUA APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL,