plano de aula
Disciplina: Fundamentos Sócio-Econômicos da Educação
Carga Horária: 60 hs
Curso: Pedagogia
Período: 1º
Professor(a): Doutoranda Joseneide Souza Pessoa
II. EMENTA
Aspectos teóricos e empíricos dos fundamentos sócio-econômicos da educação: componentes conceituais da moderna produção de mercadorias. A gerência científica. As transformações técnicas e sociais da organização da produção capitalista e seus impactos na educação. A teoria do capital humano. A influência do desenvolvimento tecnológico na formação humana. O neoliberalismo e a educação brasileira. Discurso da qualidade em educação. A educação brasileira frente às mudanças advindas do processo de globalização. A cidadania na era da globalização. O financiamento da educação.
III. OBJETIVOS
Geral:
Analisar os principais aspectos teóricos e empíricos dos fundamentos sócio-econômicos da produção capitalista em relação à educação, particularizando a experiência educacional brasileira.
Específicos:
Identificar os componentes básicos da acumulação e produção capitalista;
Verificar as conseqüências do desenvolvimento científico e tecnológico no processo de trabalho e na organização da vida social;
Analisar os pressupostos da teoria do capital humano e sua relação com a educação brasileira Analisar as tendências da educação no mundo globalizado e os rebatimentos na educação, em particular no contexto brasileiro;
IV. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Desenvolver as capacidades de: – identificar problemas advindos do cenário sócio-econômico que rebatem na educação brasileira; – compreender as relações sociais constitutivas da dinâmica escolar/como espaço de processos de trabalho; – socializar os conhecimentos obtidos com os de outras disciplinas que colaboram para formar o quadro complexo do fazer administrativo-pedagógico da escola.
V. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1ª Unidade: Formação e desenvolvimento do modo de produção capitalista: