estresse no trabalho
Do latim Stringo, Strinxi, Strictum ou Stringere, significa apertar ou comprimir, o conceito de estresse surgiu no sec. XIV, que em inglês é chamado ¨stress¨, e que estava relacionada a algo que exprimia pressão, contração física, no séc. XXI, o conceito se expalhou e continuou dando idéia de pressão.(BICHO,PEREIRA, 2007)
O dicionário Aurélio da lingua Portuguesa define o estresse, (do ingl. stress) S.M. MED. Como conjunto de reações do organismo a agressões de ordem física, psíquica , infecciosa, e outras capazes de perturbar lhe a homeostase; estricção
DICIONÁRIO AURÉLIO DA LINGUA PORTUGUESA.
AURÉLIO BUERQUE DE HOLANDA FERREIRA 4ª EDIÇÃO ED. POSITIVO
Segundo Alguns pesquisadores alguns fatores podem tornar certos trabalhos estressantes como: sobrecarga de trabalho, sobrecarga de papéis, falta de controle sobre o trabalho, ambiguidade ou conflito de papéis, turnos de revezamento perda de emprego e assédio sexual.
O estresse é um mal que associado a outros fatores que causa danos físicos e psicológicos, ele pode contribuir para o surgimento de doenças como doenças do coração, úlcera, hipertensão arterial entre outras. Segundo Marilda Novaes Lipp, O estresse pode causar envelhecimento precoce, anemia e baixa imunidade da frequência cardíaca, tensão muscular, palidez, alteração do sono, alterações digestivas, alterações da função sexual, dermatoses, mudança de peso, quadros alérgicos, baixa resistência a infecções e queda de cabelo. Sinais psicológicos: depressão, sensação de incompetência, desmotivação, tendência a se sentir perseguido, tendência para o autoritarismo, isolamento e introspecção, queda da capacidade de concentração.
O organismo não adoece de forma repentina, muitas vezes o adoecimento é de forma gradual, mas quando detectado no inicio pode-se evitar o desencadeamento pela tensão excessiva. O manual do Inventário de sintomas do stress para adulto (Lipp 2000)oferece uma breve explicação sobre como o stress