Fundamentos do Comércio Exterior
Prof.: Angelo dos Santos
Como exportar
Aula 1 - História do Comércio Exterior
05
Prof.: Angelo dos Santos
Aula 1 - História do Comércio Exterior
Fundamentos do Comércio Exterior
Política de câmbio
•A política de câmbio é uma estratégia que pode ser utilizada para aumentar tanto as exportações quanto as importações, dependendo do interesse do país.
EXEMPLO: Se o governo optar por um decréscimo na taxa de câmbio, o valor da moeda se depreciará em relação às outras moedas. Com uma moeda mais barata, as exportações são incentivadas uma vez que os produtos fabricados internamente se tornam mais baratos no mercado internacional.
Liberalismo
• O liberalismo é definido como um conjunto de princípios políticos, representado pela liberdade política e econômica. Os princípios básicos do liberalismo se resumem em defesa da propriedade privada, liberdade econômica, pouca intervenção do Estado nos assuntos econômicos e igualdade perante a lei.
•Pontos positivos: fluxo internacional de Capitais, internacionalização ou desnacionalização do capital, concorrência e queda salarial, redução do nível de empregos, e
“estrangeirização” da população;
•Pontos negativos: adequação da estrutura produtiva e de emprego, desestruturação da empresa nacional e perda de empregos.
02
Prof.: Angelo dos Santos
Aula 1 - História do Comércio Exterior
Fundamentos do Comércio Exterior
Neoliberalismo
•O neoliberalismo, apresenta política de privatização estatais, abertura da economia para a entrada de multinacionais, livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização, adoção de medidas contra o protecionismo econômico, desburocratização das leis, posição contrária dos impostos e tributos excessivos, diminuição do tamanho do estado, aumento da produção e defensa dos princípios econômicos do capitalismo.
•Pontos positivos: o neoliberalismo proporciona o desenvolvimento econômico e social