Fluidos de de Perfuração - Introdução à engenharia de Petróleo
FLUIDOS DE PERFURAÇÃO
INTRODUÇÃO
Fluidos de perfuração são misturas de componentes sólidos, líquidos e, às vezes, gasosos, com as funções de: lubrificação e resfriamento da broca de perfuração, estabilização das pressões nas paredes do poço (evitando kicks), carregar os fragmentos da rocha perfurada para a superfície, conter os fluidos na rocha reservatório (evitando blowouts), minimizar torque e arraste e prevenir a corrosão da coluna e do revestimento, além de fornecer energia hidráulica para a broca e dados sobre a composição do poço, mediante análise dos cascalhos arrastados. Desta forma, cada poço necessita de um tipo específico de fluido, que deve ser definido na fase de projeto. As propriedades dos fluidos devem ser tais que otimizem a taxa de penetração, evitem dano à formação e atendam aos requisitos de perfilagem.
O sistema de fluidos de perfuração envolve um volume de fluido que é bombeado através das “bombas de lama” (especialmente projetadas para cada tipo de fluido) pelas colunas de perfuração (drillstring) até a broca, subindo pelo poço até a superfície, onde o fluido é tratado para ser reinjetado, descartado ou armazenado. A escolha de um sistema de fluidos de perfuração deve levar em consideração o tipo de poço que será perfurado. Por exemplo, um poço muito profundo, necessitará de um sistema mais robusto, que bombeie um grande volume de fluido a fim, principalmente, de preencher toda a extensão vertical do poço.
Os fluidos são classificados em: fluidos à base de água; fluidos à base de ar; fluidos à base óleo e fluidos sintéticos. A classificação é baseada na fase chamada contínua ou dispersante (água, óleo, gás ou fluido sintético).
Em geral, são adicionados aditivos como lubrificante, anti-espumante, viscosificante, redutor de filtrado, inibidor de argilas hidratáveis ou expansivas, controlador de pH, selante e bactericida ao fluido de forma a adaptá-lo a cada